host FREE
CLAIM YOUR SPACE

Com entrevista feita no 'metaverso', Fantástico explica potencial e desafios do novo projeto de Zuckerberg

May 12, 2021
Por Fantástico

Para especialistas, estamos longe de um universo em realidade virtual, mas empresas de tecnologia e games já dominam a área, movimentando milhões de dólares com compras digitais.

Fantástico explica potencial e desafios do novo projeto de Zuckerberg, o metaverso

Fantástico explica potencial e desafios do novo projeto de Zuckerberg, o metaverso

De uma hora para outra, toda a discussão do futuro da tecnologia se voltou para apenas uma palavra: metaverso. Desde que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, mudou o nome da empresa que controla a rede social para Meta e anunciou os novos esforços da companhia para construir este metaverso, surgiram muitas questões sobre o que é este ambiente virtual, como funcionaria e o quão próximo estamos dele. Veja detalhes na reportagem especial acima.

Para explicar algumas destas questões, o repórter Felipe Santana ingressou numa versão inicial do metaverso. Sim, ele já existe. Foi lá que Santana entrevistou um dos executivos da Meta, que tem como principal objetivo dominar o mercado do metaverso. Ele utilizou os óculos de realidade virtual para se encontrar com Vishal Shah, sentaram-se numa mesa de reuniões e conversaram, com as vantagens e desvantagens da tecnologia que ainda está sendo desenvolvida.

OUÇA: Metaverso: o que é e como vai funcionar a "nova internet"

A próxima geração de óculos de realidade virtual já vai ter mais sensores e câmeras para captar as feições faciais. Hoje, se você estiver sorrindo para mim não vou saber. Ainda não dá para dizer. Hoje, a expressão dos avatares é baseada em palavras-chave do que você está falando."

— Vishal Shah

Entre os esforços de U$ 50 milhões da Meta para a construção do metaverso estão tecnologias de reconhecimento facial, luvas que sentem pressão e peso de objetos virtuais. Eles também compraram por U$ 1 bilhão uma empresa de Nova York que trabalha na leitura de impulsos neurais: com esta tecnologia, quando você pensar em mover o dedo para a direita, uma página na internet vai ser arrastada para a direita. Assim, será possível se deslocar no metaverso usando apenas a força do pensamento.

LEIA MAIS

Há quem acredite que se o metaverso depender de tantos apetrechos, não vai engrenar. É o caso do cientista e professor Sílvio Meira, da Universidade Federal de Pernambuco, que também participou do podcast Isso É Fantástico sobre o metaverso.

"A qualidade dessa experiência hoje, independentemente de quanto recurso você tiver para gastar, é muito ruim. E o que acontece com a maioria dos dispositivos que a gente tem hoje é que eles são caros e proveem uma experiência extremamente básica", defende Meira. Para ele, o anúncio da mudança de nome da empresa que controla o Facebook e o marketing em torno do metaverso é uma "cortina de fumaça".

"O Facebook está sob uma barragem de acusações muito fortes, com pouca capacidade de responder a essas acusações. Essa tentativa de promover as redes sociais, onde as pessoas já se encontram, a metaversos cria uma grande novidade. Você ter uma simulação tridimensional provida por avatares não tem absolutamente nada a ver com um metaverso", afirma.

Experiências de metaverso

Outra gigante da tecnologia, a Microsoft aposta em reuniões de trabalho em ambientes tridimensionais, onde a interação entre as pessoas promete ser melhor. "Participar dessa reunião com avatar é uma flexibilidade que me deixa mais confortável: me poupo da câmera, que pode ser bem cansativa, sem perder minhas expressões", diz Ellyn Shock, executiva da Microsoft.

Exemplo de "metaverso": Em ‘Free Guy', Ryan Reynolds dá vida a herói improvável dentro do videogame

Enquanto isso, games como Minecraft, Fortnite e até mesmo Pokémon Go são algumas experiências de universos digitais. Mais de três bilhões de pessoas, quase metade da população da Terra, jogam videogame. E não só essas pessoas, como todos os criadores de conteúdos nas redes sociais serão responsáveis, de alguma maneira, pela construção do metaverso.

Na ideia original do metaverso, várias empresas vão oferecer diferentes mundos nessa realidade virtual, onde o usuário vai trabalhar, se divertir e pode até usar uma rede social. Para o professor de design virtual da New School, em Nova York, o diferencial será aumentar as sensações:

"A ideia do metaverso é que vamos passar de uma internet baseada em textos e vídeos para uma em que a sensação é de estarmos num mundo virtual", diz ele. "O que vai nos empurrar para o metaverso são as coisas que fazemos por obrigação, como estudar ou trabalhar".

Ouça os podcasts do Fantástico:

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

Link to Article

Inequity in the Metaverse - how brands can prioritize multicultural marketing in virtual worlds

Garret Sloane - Ad Age

From Facebook to Fortnite: The metaverse is calling. Are we ready?

Mike Snider - USA Today

This Former Burning Man Creative Built A Unique Online 3D Platform To Help Us Virtually Bond

Jeryl Brunner - Forbes

Com entrevista feita no 'metaverso', Fantástico explica potencial e desafios do novo projeto de Zuckerberg

Fantastico - Globo TV

Welcome to NOWHERE: The Metaverse for Musicians and Artists

Randal Wark - Montreal Rocks!

Meet the women who are pioneering web 3.0 with avatars, metaverses and cryptocollections

Isabel Junqueira - Vogue Brazil

What is the ‘metaverse’? Facebook says it’s the future of the Internet.

Dalvin Brown - Washington Post

I Tried Working From The Metaverse...And Liked It

Matt Goldman - Bloomberg

Cirkay teams up with Nowhere metaverse for artist rewards

Stuart Dredge - Music Ally

Event Tech Check: New Tools for Donating Event Swag, Improving Speaker Audio, Gathering Attendee Data, and More

Claire Hoffman

Makers of The Metaverse: Maxx Berkowitz Of NOWHERE io On The Future Of The VR, AR & Mixed Reality Industries

Fotis Georgiadis - Authority Magazine

The Future Is Now: Jon Morris of NOWHERE On How Their Technological Innovation Will Shake Up The Art and Tech Scenes

Fotis Georgiadis - Authority Magazine

This new platform lets you party with friends in virtual worlds

Will Gleason - Time Out New York

Is the Metaverse the Future of Live Music?

Dave MacIntyre - Exclaim!

Futures 100 Innovators : May

LSN:Global

After powering the first chart eligible NFT, now Cirkay partners with metaverse platform Nowhere

Andre Paine - Music Week

NOWHERE is a video chat platform that allows fluid mobility in and out of conversations, activities, and events. The NOWHERE platform, website, products, and services (collectively “Services”) are provided by NWR Corp. and are protected by U.S. Patent No. 11,522,925, with other U.S. and foreign patents pending.  We respect your privacy and have designed the Services with your privacy in mind. This website is secured with SSL By: Let's Encrypt. All rights reserved Nowhere Inc 2022 New York the USA. Web design and development by THETA33